Clínica Bernardi
A Clínica
30 Anos de Excelência em Medicina.

Clínica Bernardi

A Clínica Bernardi é um Centro Tecnológico em Saúde, constituído para a prestação de serviços médicos e tratamentos nas especialidades de Cardiologia Clínica, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Oncologia Clínica, Cirurgia oncológica, Cirurgia Torácica e Psicologia. Reconhecida por ser uma das clínicas médicas pioneiras em Concórdia (SC), mantém sua reconhecida reputação e inovação oferecendo serviços médicos de excelência.

Sua trajetória de mais de 30 anos foi iniciada por médicos irmãos, o cardiologista Dr. Luiz Fernandes Bernardi e o nefrologista Dr. José Carlos Bernardi (in memorian). Após as respectivas formações, ambos retornaram à cidade natal para fundar em 1980, a Clínica Cardio Renal. Logo na primeira década, implantaram o primeiro Serviço de Hemodiálise da região junto ao Hospital São Francisco de Concórdia, coordenado pelo Nefrologista Dr. José.

A evolução para Clínica Bernardi aconteceu com a chegada do 3º. Irmão, o oncologista clínico, Dr. Carlos Fernando Bernardi, no ano de 1997. Com a mudança da sede para um espaço amplo e moderno, foi implantado o Centro de Tecnologia e Tratamento Oncológico, com equipe multidisciplinar nas áreas de enfermagem, bioquímica e nutrição para os pacientes com câncer.

"Plenamente realizado pelo avanço, pelo progresso, pela qualidade de vida de milhares de pessoas que obtiveram nossas orientações e atendimento. Nas especialidades que atuamos, ajudamos pacientes a alcançarem a sobrevida. Certamente nosso trabalho foi e continua sendo de grande contribuição para o desenvolvimento da Medicina na Região", destaca um dos fundadores da Clínica Bernardi, Dr. Luiz Fernandes Bernardi.

Em 2014, a Clínica novamente amplia seu quadro com a chegada do cirurgião Dr. Giancarlo Maruri Munaretto na área da Cirurgia Torácica, com foco em cirurgias minimamente invasivas (CTVA - Cirurgia Torácica Vídeo Assistida), conquistando, em pouco tempo, a referência regional nesta especialidade. O cirurgião responsável é participante ativo de grupos de trabalho em Cirurgia Torácica no Canadá.

Recentemente, na Área de Cardiologia, um novo avanço: Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

A especialidade foi implantada com a chegada dos cardiologistas clínicos e hemodinamicistas, Dr. Guilherme L. M. Bernardi e Dr. Fernando L. M. Bernardi, em 2015. Atualmente, os especialistas são responsáveis pelo Laboratório de Hemodinâmica do Hospital São Francisco - São Camilo, em Concórdia, pioneiro na Região do Alto Uruguai Catarinense e referência em Santa Catarina.

Com comprometimento, competência e aprimoramento constante, a Clínica Bernardi mantém trajetória atuante na medicina com reconhecida contribuição à região Oeste de Santa Catarina e sua população.


Assistência, Ensino e Pesquisa

Atuando inclusive na proposta de servir ao Ensino e Pesquisa, os profissionais da Clínica Bernardi também são professores em Universidades de Medicina, participando continuamente em pesquisas nas áreas de Cardiologia e Hemodinâmica, com publicações em revistas médicas nacionais e internacionais e participações nos principais Congressos Médicos do Mundo.

Atualmente, os médicos Dr. Fernando Bernardi (Cardiologista e Hemodinamicista) e Dr. Giancarlo Maruri Munaretto (Cirurgião Torácico), atuam no Curso de Medicina da Unoesc de Joaçaba, Santa Catarina como Professores Preceptores. Dr. Guilherme Bernardi é médico preceptor da Residência Médica em Cardiologia Clínica no setor de Emergência Cardiológica no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul na cidade de Porto Alegre.


Responsabilidade Social

A Clínica Bernardi contribui para o desenvolvimento do Setor da Saúde na Região de Concórdia, com ações ligadas a Campanhas de Prevenção e orientação do câncer, especialmente nos meses de Outubro e Novembro (Outubro Rosa e Novembro Azul) e ações na área de Cardiologia, como a criação do Projeto Concórdia Coração Seguro, que permitirá que a Região, referência em Qualidade de Vida, seja também reconhecida por permitir o acesso da população a equipamentos que podem salvar vidas (aparelhos desfibriladores externos automáticos - DEAS) implantados em pontos estratégicos da Cidade, com orientação e treinamento ministrados pela equipe cardiológica.


Equipes e Formação Continuada

A Clínica Bernardi possui suas equipes de especialistas com formação e treinamento contínuo para auxiliar nos procedimentos nas diferentes especialidades. O corpo de médicos e funcionários prioriza o aprimoramento constante, participando freqüentemente de congressos, cursos e simpósios na área da Cardiologia, Oncologia, Hemodinâmica, Cirurgia Torácica e afins, tanto no Brasil como no exterior, visando trazer para a região o que há de mais moderno e eficaz na medicina contemporânea.


Destaque para a Oncologia

Área liderada pelo oncologista clínico, Dr. Carlos Fernando Bernardi, com equipe formada por enfermeiros, bioquímicos, nutricionistas, todos com cursos e pós graduação na área de atendimento e afins. O objetivo é aliar conforto e qualidade técnica ao atendimento individualizado e humanizado.


Estrutura Clínica

O novo espaço da Clinica Bernardi, inaugurado em junho de 2010, foi projetado para proporcionar um atendimento de alta qualidade com todo o conforto para o paciente e seus familiares. A Clínica Bernardi está atualmente localizada no 8º andar do Ed. Mirage, com área de 500 m2, ampla, bela, acolhedora e absolutamente dentro de todas as normas sanitárias e de segurança.


MISSÃO

Melhorar a vida dos pacientes com atenção e qualidade no atendimento e tratamento, utilizando experiência de equipe, tecnologia de ponta e humanização.


VISÃO

Ser referência regional no tratamento e atendimento médico, especialmente nas especialidades de Cardiologia, Cardiologia Intervencionista (Hemodinâmica), Oncologia e Cirurgia Torácica.


VALORES

  • Qualidade assistencial

  • Ética

  • Educação médica continuada

  • Trabalho em equipe com troca de experiências e discussões clínicas de caso a caso.

  • Família