Veja 10 dicas para cuidar do seu coração
17/09/2020
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a hipertensão afeta cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Considerada silenciosa por não ter sintomas, é também um importante fator de risco para outras doenças, como infartos e acidentes vasculares cerebrais. Adultos que consomem diariamente mais de 2 mil miligramas de sódio – equivalente a 5 gramas de sal por dia – têm maior risco de desenvolver a enfermidade.

A cada ano, mais de 17 milhões de pessoas morrem por enfermidades do coração. No Brasil, o número passa dos 300 mil. Entre os registros, estão: infartos, derrames e mortes súbitas, causados por tabagismo, colesterol alterado, hipertensão arterial, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, elevada circunferência abdominal, de diabetes e alimentação inadequada.

A OMS ressalta também que 80% dos ataques cardíacos e infartos prematuros são preveníveis. E o grande segredo para evitá-los está na adoção de hábitos como atividade física, combate ao tabagismo e alimentação saudável. E a redução do consumo de sal também ajuda a salvar milhões de vidas. Pensando nisso, o Portal Boa Vontade listou 10 dicas de como cuidar do seu coração!

1 — DIMINUA O SAL: O uso do sal em excesso proporciona o aumento da pressão, além de ser causa importante para outras doenças do sistema cardiovascular.

2 — NÃO SE ESTRESSE: O estresse emocional aumenta os níveis de pressão e é um fator de risco de doenças cardíacas.

3 — FAÇA ATIVIDADE FÍSICA: Quando você faz exercícios com frequência, o coração trabalha com mais eficiência. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.

4 — NÃO FUME: Se você fuma, corre um risco - no mínimo, 3 vezes mais — de sofrer um infarto agudo do miocárdio em relação a pessoas que não fumam.

5 — CUIDE DO SEU PESO: A obesidade aumenta o risco de uma pessoa morrer por doenças relacionadas ao coração. Isso porque ela causa uma série de alterações no metabolismo e favorece doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

6 — ALIMENTE-SE BEM: Dê preferência a uma alimentação balanceada, evitando o sódio, gorduras trans e saturadas. Alimentos com fibras, antioxidantes, aliados à prática de exercícios são fundamentais para a saúde do seu coração e do seu corpo como um todo.

7 — CHEQUE SEMPRE A PRESSÃO: Medir a pressão arterial é a maneira mais fácil de detectar a hipertensão. Pessoas de todas as idades devem verificar os níveis, pelo menos, uma vez ao ano. O diagnóstico precoce é importante para o controle da doença.

8 — CUIDE DO COLESTEROL: Ele é um dos principais fatores de risco para o coração, pois pode causar acúmulo de gordura nas artérias dificultando a passagem do sangue pelo corpo.

9 — DURMA BEM: Quem dorme menos de cinco horas por dia têm 30% a mais de risco de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que dormem oito horas. Não dormir bem resulta na compressão dos vasos sanguíneos e no aumento da pressão arterial. Também afeta a regulação do açúcar no sangue, que contribui o desenvolvimento de doença vascular, que pode levar a doenças cardíacas.

10 — CUIDE DA SAÚDE BUCAL: Pesquisas mostram que bactérias provenientes da má higiene bucal podem entrar na corrente sanguínea e chegar até o coração. E elas proliferam-se e podem ocasionar diversas doenças cardíacas, desde arritmia até a endocardite bacteriana.

𝐂𝐮𝐢𝐝𝐞 da saúde do seu coração!

FONTE: Organização Mundial da Saúde
#CardiologiaBernardi #SaúdedoCoração #News2020