Homem. Previna-se ao Câncer de Prostata e Proteja o seu Coração
19/11/2020
Homem, ao se prevenir do câncer de próstata você também protege o coração!

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, estima-se que aproximadamente 66 mil novos casos de câncer de próstata sejam registrados para cada ano do triênio 2020-2022. Esse número corresponde a 62,95 casos a cada 100 mil homens . Sem considerar o tumor de pele não-melanoma, o de próstata aparece como o mais incidente entre o sexo masculino em todas as regiões do país.

O que se sabe é que este tipo de câncer afeta principalmente homens com idade mais avançada: cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. Um dado pouco conhecido, no entanto, é que a causa de morte não-oncológica mais comum nesses pacientes é em decorrência de complicações cardiovasculares.

Aproximadamente 33% dos pacientes já possuem algum problema no coração no momento do diagnóstico do câncer (mesmo sem sintomas) e grande parte apresenta múltiplos fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, tabagismo, sedentarismo, colesterol ou pressão alta e diabetes.

Estudos clínicos têm revelado que os homens tratados com ADT (sigla em inglês que significa "Androgen Deprivation Therapy"), são os que apresentam maior risco de complicações no sistema cardiovascular. Para esclarecer, essa terapia de privação androgênica consiste na redução dos níveis do hormônio testosterona por meio de medicamentos. O fato é que o tratamento anti-hormonal pode potencializar os fatores de risco preexistentes e até mesmo induzir a ocorrência da síndrome metabólica e de doenças no coração.

HOMEM, cuide da sua saúde! Converse com um profissional da saúde de sua confiança!⠀

#ClinicaBernardi #BernardiCardiologia #Saúde #17deNovembro #CancerdeProstata #Coração #News2020

Fonte: SBC – VivaBem