Clínica Bernardi
Benefícios na prática do Tênis!
09/02/2018
O tênis talvez seja o jogo mais popular depois do futebol, com milhões de fãs e jogadores em todos os cantos do mundo. Devido à sua movimentação, o ténis mantém seus telespectadores atentos em todos os momentos. Há imensos benefícios do tênis, tais como melhora no seu corpo, mente e saúde, e lhe proporciona entretenimento e diversão também. 
Jogando tênis você se mantém sempre em movimento e isso é bom para o corpo e a mente. Uma das grandes coisas sobre o ténis é que é um esporte que pode ser jogado em qualquer idade e em qualquer nível de habilidade. Se você jogar competitivamente, para a sua saúde ou apenas por diversão, esse esporte maravilhoso tem grandes benefícios para o corpo e a mente. Aqui vamos compartilhar cinco aspectos positivos:

1. Diminui o risco de doença cardíaca - Redução da pressão arterial, mantêm um peso corporal saudável, diminui o colesterol, reduzindo o stress e o torna fisicamente ativo, essa é a chave para ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca. Na década de 1980, o estudo de saúde da Faculdade Alumni mostrou que os homens que queimam pelo menos 2.000 calorias por semana através de exercícios têm menores taxas de mortalidade por doenças do coração (1/4 a 1/3 mais baixo) do que aqueles que não o fazem, e eles vivem, em média, de um a dois anos a mais. A boa notícia é que o tênis gasta muito mais que essas 2.000 calorias. Um homem de tamanho médio queima cerca de 600 calorias jogando simples, apenas uma hora (425 calorias se for jogando duplas), e a mulher média queima 420 calorias jogando simples (330 jogando duplas). Isso significa que jogando apenas algumas horas de tênis por semana pode reduzir o risco de doença cardíaca significativamente.

2. Melhora a sua flexibilidade, coordenação e equilíbrio - O tênis é um esporte que exige a coordenação de todo o corpo. Os pés posicionados corretamente, os braços e as mãos em uma perfeita alavanca para fazer contato com a bola, e o tronco e pernas fornecem a energia para fazer a bola voar por cima da rede. Todos esses fatores se juntam cada vez que acertar a bola, e cada golpe preciso exige flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Jogar tênis regularmente ajuda a melhorar a capacidade do corpo para sincronizar movimentos controlados, que podem ter benefícios que transitam para outras áreas de sua vida. A flexibilidade é grande porque ele pode dar-­lhe uma ampla gama de movimento, ajudar a prevenir lesões e até mesmo reduzir a tensão muscular. E a coordenação e equilíbrio reduzem o risco de ferimentos durante a prática de esportes ou simplesmente se envolver em atividades diárias. Quanto mais você joga, melhor será a sua flexibilidade, coordenação e equilíbrio. 

3. Aumenta a sua capacidade cerebral - Os neurônios são as células que transmitem informações entre o cérebro e diferentes partes do seu corpo. Para enviar essas mensagens, as conexões entre os neurônios se desenvolvem para facilitar a comunicação, e quanto melhor a conexão entre os neurônios, mais fácil e mais rapidamente a mensagem será recebida e executada. Nosso ambiente e as formas que interagem com ela afetam as conexões neurais em nossos cérebros, e entre o nosso cérebro e o resto do corpo. Quando você faz algo uma e outra vez, as conexões neurais associadas a essa ação se tornam mais fortes e mais fixas. Quando você faz algo novo ou de uma nova maneira, você desenvolve novas conexões neurais e até mesmo novos neurônios. Se você raramente fizer algo, as ligações podem tornar-­se fracas ou até mesmo desaparecerem ao longo do tempo. Tênis requer o cérebro criativo, e que envolve planejamento, pensamento tático, agilidade e coordenação de diferentes partes do corpo. Assim, quanto mais você joga tênis, as conexões neurais se tornam melhores e mais fortes, e estão relacionadas a esses tipos de atividades. Além de melhorar as conexões neurais e desenvolvimento de novos neurônios, estudos mostram que exercícios que exigem muito pensamento pode realmente melhorar a função cerebral de maneiras que ajudam a memória, a aprendizagem, habilidades sociais e o comportamento.

4. Melhora a sua saúde óssea - Jogar tênis não é apenas bom para os músculos e a mente, possui também um impacto positivo em seus ossos. Exercício regular pode aumentar o seu pico de massa óssea e pode diminuir a taxa de perda de massa óssea ao longo do tempo. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), picos de massa óssea são em torno dos 30 anos e começa a diminuir depois disso. Você pode maximizar sua massa óssea antes da idade através de exercícios, e continuando a exercer após os 30 anos, quando começa a taxa de perda óssea. O NIH também aponta que o exercício melhora a coordenação, flexibilidade e força muscular, o que pode ajudar a evitar quedas e lesões que podem danificar os ossos frágeis. Os melhores exercícios para construir a força óssea e massa são exercícios que envolvem pesos. Mas isso não significa que você tem que sempre levantar peso, seu corpo, e a resistência da gravidade, é muitas vezes suficiente para dar­-lhe o exercício necessário para apoiar a saúde dos ossos. 

5. Perda de peso - Correr, avançar, arrancar, pular, o tênis pode ser um verdadeiro treino com o oponente certo. É um esporte de todo o corpo, e você pode queimar muitas calorias, porque você está constantemente em movimento. De fato, para muitas pessoas, jogar tênis pode realmente queimar mais calorias do que outros tipos populares de atividade física, incluindo o ciclismo, levantamento de peso, golfe, dançar ou jogar vôlei. Como resultado, jogar tênis regularmente foi mostrado para ajudar a reduzir a gordura corporal. Se jogar tênis durante uma hora queima cerca de 600 calorias para um homem e 420 calorias para uma mulher, jogando cerca de três a quatro horas de tênis por semana, o esporte pode ajudá­-lo a perder quase alguns quilos por semana. Isso não é ruim para um esporte recreativo que é divertido e pode ser jogado por qualquer pessoa. Mas antes de mais nada, jogue sem se preocupar, o importante é se divertir, a evolução virá com o tempo!
Escrito por: Anderson C. Santos.