​Invista na Prevenção
23/08/2018
Há mais de um século cientistas buscam estudar e entender o câncer, uma doença que tem aumentado nos últimos anos e que ainda causa muito medo nas pessoas.

Esse crescimento se deve à maior exposição aos fatores de risco como cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença.
A prevenção primária do câncer é impedir que ele se desenvolva através de um estilo de vida saudável e a exposição a substâncias causadoras de câncer. Após é detectar possíveis doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais.
Os fatores de risco para a doença são vários, desde fatores ambientais como hereditários, o tabagismo e a obesidade por exemplo são fatores de risco para vários tipos de cânceres, porém, o câncer pode surgir após muitos anos em pessoas que possuem doenças crônicas.

Como prevenir o câncer?
- Tenha uma alimentação saudável;
- Mantenha o peso corporal adequado;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Faça os exames preventivos;
- Não fume;
- Amamente;

Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior é a sobrevida, a qualidade de vida e as chances de cura do paciente. Ficar atento aos sinais do corpo é fundamental. Na dúvida procure um médico de sua confiança e faça um exame físico detalhado. Previna-se. Combater o câncer é priorizar a vida.

* Esta matéria tem caráter meramente informativa e não deve ser utilizada para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Fonte: Assessoria de Comunicação